• Grupos Pastorais

Zeladoras dos Altares

É uma tarefa discreta, mas fundamental ao conforto, beleza, dignidade e asseio dos templos e das celebrações.

Nós encontramo-nos melhor e mais convidados a partilhar o gozo da fé se a primeira impressão que recebemos, quando entramos numa igreja, for a de uma "casa" da comunidade que está realmente cuidada e valorizada.

A primeira exigência é a de uma igreja limpa e ordenada. Que não haja sujidade, que os bancos estejam alinhados, que não haja trastes acumulados em algum recanto, que não haja imagens de santos colocadas de qualquer maneira, que as plantas e as flores não estejam murchas... Tem-se que notar que há pessoas que se preocupam por aquela igreja, que a sentem sua, que não querem para ela o que não quereriam para a sua casa...

Na igreja tem de se estar bem. Isto é, tem de se poder estar de tal maneira que as condições materiais não distraiam, mas facilitem aquilo que vamos fazer ali.

Deste trabalho generoso, voluntário e gratuito advém muita da beleza dos espaços e dos momentos celebrativos que ocorrem na paróquia.