• Grupos Pastorais

Ministros Extraordinários da Comunhão

“Sois chamados, caríssimos Ministros Extraordinários da Comunhão, a partir de hoje e enviados a partir desta igreja-mãe da diocese, a repartir o Pão da Vida nas Eucaristias celebradas em cada comunidade e a levar o mesmo Corpo de Cristo aos irmãos e irmãs doentes e idosos. Convosco vai, também, toda a comunidade cristã e no vosso olhar espelha-se o olhar de Deus, a presença atuante da Igreja e o amor solícito dos irmãos. É esta uma bela e abençoada forma de presença, de proximidade e de fraternidade de cada comunidade cristã junto dos seus membros. Trazei de volta à comunidade as notícias destes irmãos, as suas intuições, os seus desabafos e os seus testemunhos. Nas notícias que deles nos dais trazeis-nos notícias de Deus e nos testemunhos de fé e de vida neles encontrados descobrimos, também nós, o rosto belo da Igreja que somos”

Dom António Francisco, Bispo do Porto,
Homilia na instituição de novos MEC’s, 5.10.2014

A Igreja, através dos MEC’s e dos Visitadores de Doentes, testemunha de modo particular a compaixão de Deus, que se revelou em Cristo, como o bom samaritano da humanidade, e por isso vai ao encontro de todos os homens atribulados no corpo ou no espírito.

Periodicamente, sob a orientação do Departamento de Liturgia da Diocese, realizam-se encontros de formação em conjunto com as outras paróquias da Vigararia, e também acções de formação para renovação do mandato.

O ministro extraordinário da comunhão é nomeado pelo Bispo da diocese, que o designa para exercer o seu ministério numa paróquia em estreita ligação com o Sacerdote. Quanto ao exercício da sua função, o ministro extraordinário da comunhão tem sempre presente que o seu ministério é um serviço, pelo que este deve estar integrado no ritmo da vida pastoral da comunidade que serve.