• Grupos Pastorais

Catequese e Catequistas

Catequese

A catequese, como expressão da doutrina e prática cristã, constitui um importante meio “para que a fé dos fiéis, graças à instrução doutrinal e à experiência da vida cristã, se torne viva, explícita e operosa(CIC 773). O conteúdo essencial da catequese compreende “o que um cristão deve saber, crer e praticar” para alcançar a salvação, a vida eterna, ou seja: as verdades da fé, os mandamentos, os sacramentos e as virtudes, que configuram a vida cristã.

Quem deve frequentar a catequese?

De modo peculiar, e tendo em atenção as normas dadas pelo Bispo diocesano, o pároco procure: (CIC 777)

• 1.º que se ministre uma catequese apropriada, para a celebração dos sacramentos;
  • 2.º que as crianças, graças à formação catequética ministrada durante o tempo conveniente, se preparem devidamente para a primeira recepção dos sacramentos da penitencia e da santíssima Eucaristia, e bem assim para o sacramento da confirmação;
  • 3.º que as mesmas, depois de feita a primeira comunhão, recebam uma formação catequética mais rica e aprofundada;
  • 4.º que a instrução catequética, na medida em que a sua condição o permita, seja também ministrada aos deficientes do corpo ou do espírito; 5.º que a fé dos jovens e dos adultos seja preservada, esclarecida e desenvolvida por formas e iniciativas várias.

Quem deve fazer catequese?

«O pároco, em razão do ofício, tem obrigação de procurar a formação catequética dos adultos, dos jovens e das crianças; para tanto solicite a colaboração dos clérigos adscritos à paróquia, dos membros dos institutos de vida consagrada e das sociedades de vida apostólica, tendo em consideração a índole de cada instituto, e ainda dos fiéis leigos, principalmente dos catequistas; todos estes não se recusem a prestar de boa vontade a sua cooperação, a não ser que estejam legitimamente impedidos. Promova e fomente o papel dos pais na catequese familiar, a que se refere o cân. 774 2.» (CIC 776)