• Plano Pastoral 2016 2017

Oração da Igreja pela Vida Consagrada

Ano da Vida Consagrada

Vem, Espírito Criador, com a graça multiforme,
    iluminar, vivificar e santificar a tua Igreja!

Unida no louvor, ela Te agradece
    o dom da Vida Consagrada, concedido e confirmado
    na novidade dos carismas ao longo dos séculos.
    Guiados pela tua luz e radicados no batismo,
    homens e mulheres, atentos aos teus sinais na história,
    enriqueceram a Igreja,
    vivendo o Evangelho no seguimento de Cristo
    casto e pobre, obediente, orante e missionário.

Vem, Espírito Santo, amor eterno do Pai e do Filho!

Pedimos-Te que conserves na fidelidade
    todos os consagrados;
    que eles vivam o primado de Deus nas realidades humanas,
    a comunhão e o serviço entre as pessoas,
    a santidade no espírito das bem-aventuranças.

Vem, Espírito Paráclito, amparo e consolação do teu povo!

Infunde nos consagrados a bem-aventurança dos pobres
    para que caminhem na senda do Reino.
    Dá-lhes um coração consolador
    para que enxuguem as lágrimas dos últimos.
    Ensina-lhes a força da mansidão
    para que neles brilhe a Senhoria de Cristo.
    Acende neles a profecia evangélica
    para que abram caminhos de solidariedade
    e saciem expectativas de justiça.
    Derrama nos seus corações a tua misericórdia
    para que sejam ministros de perdão e de ternura.
    Reveste a sua vida com a tua paz
    para que, nas encruzilhadas do mundo,
    possam falar da bem-aventurança dos filhos de Deus.
    Fortifica os seus corações nas adversidades e tribulações;
    que eles se alegrem com a esperança do Reino futuro.
    Associa à vitória do Cordeiro os que, por amor de Cristo
    e do Evangelho, estão marcados com o selo do martírio.

Possa a Igreja, nestes seus filhos e filhas,
    descobrir a pureza do Evangelho
    e a alegria do anúncio que salva.
    Maria, primeira discípula e missionária,
    Virgem que Se fez Igreja,
    interceda por nós.

Ámen.
    (Papa Francisco)

Leituras do dia

• Quinta-feira, dia 22 de Fevereiro de 2018 : 1ª Carta de S. Pedro 5,1-4.
      Caríssimos: Aos presbíteros que há entre vós, eu – presbítero como eles e que fui testemunha dos padecimentos de Cristo e também participante da glória que se há-de manifestar – dirijo-vos esta exortação: Apascentai o rebanho de Deus que vos foi confiado, governando-o não à força, mas de boa vontade, tal como Deus quer; não por um mesquinho espírito de lucro, mas com zelo; não com um poder autoritário sobre a herança do Senhor, mas como modelos do rebanho. E, quando o supremo Pastor se manifestar, então recebereis a coroa imperecível da glória.
    • Quinta-feira, dia 22 de Fevereiro de 2018 : Livro de Salmos 23(22),1-3a.3b-4.5.6.
      O Senhor é meu pastor: nada me falta. Leva-me a descansar em verdes prados, conduz-me às águas refrescantes Leva-me a descansar em verdes prados, conduz-me às águas refrescantes e reconforta a minha alma. Ele me guia por sendas direitas, por amor do seu nome. e reconforta a minha alma. Ele me guia por sendas direitas, por amor do seu nome. e reconforta a minha alma. Ele me guia por sendas direitas por amor do seu nome. Ainda que tenha de andar por vales tenebrosos, não temerei nenhum mal, porque Vós estais comigo: o vosso cajado e o vosso báculo me enchem de confiança. Para mim preparais a mesa, à vista dos meus adversários; com óleo me perfumais a cabeça, e o meu cálice transborda. A bondade e a graça hão-de acompanhar-me, todos os dias da minha vida, e habitarei na casa do Senhor para todo o sempre.
    • Quinta-feira, dia 22 de Fevereiro de 2018 :
    • Quinta-feira, dia 22 de Fevereiro de 2018 : Evangelho segundo S. Mateus 16,13-19.
      Naquele tempo, Jesus foi para os lados de Cesareia de Filipe e perguntou aos seus discípulos: «Quem dizem os homens que é o Filho do homem?». Eles responderam: «Uns dizem que é João Baptista, outros que é Elias, outros que é Jeremias ou algum dos profetas». Jesus perguntou: «E vós, quem dizeis que Eu sou?». Então, Simão Pedro tomou a palavra e disse: «Tu és o Messias, o Filho de Deus vivo». Jesus respondeu-lhe: «Feliz de ti, Simão, filho de Jonas, porque não foram a carne e o sangue que to revelaram, mas sim meu Pai que está nos Céus. Também Eu te digo: Tu és Pedro; sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do Inferno não prevalecerão contra ela. Dar-te-ei as chaves do reino dos Céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos Céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos Céus».

Notícias News.va

Sinal web não encontrado